O que é copywriting?


Copywriting é uma técnica aplicada na escrita a qual é utilizada para persuadir para um objetivo definido, ou seja, convencer o seu leitor a realizar a ação que você deseja. No entanto, essa técnica Não é utilizada somente para vendas. Ela também pode ser usada para fazer o leitor assinar sua newsletter, baixar um e-book etc.

Talvez agora você deve estar se perguntando. Então Copywriting é o mesmo que marketing de conteúdo? E eu lhe respondo que NÃO, como já foi dito anteriormente o Copywriting é uma forma de escrever com persuasão um texto ou artigo para que o leitor execute uma ação que você deseja, por outro lado, o marketing de conteúdo é utilizado para que o seu produto, marca ou serviço tenha um bom relacionamento e credibilidade com o leitor/cliente, ele também é feito na grande maioria das vezes por meio de textos ou artigos só que, você se utiliza de uma linguagem instrutiva para se comunicar, tais como Dicas, Estratégias, Informações etc. com o objetivo de se relacionar melhor com seu público alvo.


3 Dicas Excelentes Sobre Copywriting

1ª Dica - Conheça seu público alvo:

Um profissional atento, busca conhecer o seu público alvo, ou seja, gostos, preferências e o mais importante os problemas e dificuldades que cada indivíduo precisa resolver.
Em outras palavras, as técnicas de copywriting não se restringem apenas a textos e artigos para que as pessoas executem uma ação desejada. Pois não vai adiantar nada você escrever um excelente texto usando as técnicas de copywriting, se você não conhecer bem o público para o qual está escrevendo. E não importa se ele é formado por adultos, adolescentes ou crianças. O que realmente fará toda a diferença é você oferecer a solução que eles precisam e na linguagem de cada um deles.


2ª Dica - Destaque os Benefícios da sua marca, produto ou serviço:

Veja um bom exemplo de como chamar a atenção do seu público dando Destaque aos Benefícios do que você está anunciando. Para isto, imaginemos a seguinte situação. Uma pessoa está procurando um curso profissionalizante para se inserir no mercado de trabalho. Agora observe as frases a seguir:

‘’Oferecemos cursos profissionalizantes na melhor instituição da cidade. Faça sua matricula!’’

‘’Nossos cursos profissionalizantes já qualificaram mais de 2000 profissionais para o mercado de trabalho só neste ano. Matricule-se agora mesmo(VAGAS LIMITADAS)!’’

Agora em sua opinião, qual destes exemplos causará mais impacto ao leitor e qual focou no problema que ele estava precisando resolver? Com certeza a segunda frase né?

Certamente você já ouviu as seguintes palavras em anúncio de rádio, tv, internet, outdoor, panfleto ou sms. "Vagas Limitadas", "Ultimas Unidades", "Oferta Exclusiva",

"Oportunidade Única", "Corra Antes Que Acabe" etc. esses e outras palavras são gatilhos mentais usados nas copy's dos anúncios e propagandas para chamar a atenção não para a mensagem, mas para o produto ou serviço que está sendo oferecido.


3ª Dica - Faça sempre uso de Gatilhos Mentais:

Os Gatilhos Mentais são um dos principais recursos utilizados no copywriting. Eles provocam estímulos e reações em nosso cérebro. Saber utilizar os gatilhos mentais fará toda a diferença em seus textos e atrairá mais a atenção do seu público para os seus anúncios.
Veja alguns exemplos de gatilhos mentais mais utilizados nas técnicas de copywriting:

-Oportunidade;
-Novidade;
-Limitado;
-Urgente;
-Últimos;
-Reciprocidade;
-Oferta;
-Atenção;
-Exclusivo;
-Não Perca;
-Promoção.

Existem muitos outros gatilhos mentais, mas estes são os mais utilizados.

O copywriting é uma excelente técnica e quando é bem utilizada, promove resultados extraordinários. Mas tome muito cuidado, escrever textos para forçar seu público a comprar sua marca, produto ou serviço não irá promover conversões e com isso você estará anulando as técnicas de copywriting. Porém se você utilizar as técnicas com habilidade será capaz de criar conteúdos de alto poder de conversão e ter muito sucesso em seu negócio.

Desejo a você muito sucesso em suas copy's com essas dicas!